segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Falta coragem na educação

Texto que publiquei em 26/08/2004

Quando se compara resultados na qualidade de ensino da escola pública com a escola particular, esquecem de mencionar que elas envolvem realidades bem diferentes.
Não que na rede particular de ensino não exista aluno com problemas das mais diversas ordens, mas é que a Fome atinge única e exclusivamente alunos da rede pública.
Em muitas regiões do país, é na escola que a criança faz a sua principal refeição do dia. Como esperar resultados iguais em realidades tão diferentes?
Quando falamos em Brasil, a diversidade fica clara, mas o que dizer de Araras, vivemos também esta realidade?
Embora tenhamos problemas, não creio que esta justificativa caberia para a nossa cidade. Acho que a qualidade de ensino nas nossas escolas só não é melhor por falta de uma estrutura favorável, e falta de coragem para mudar o que está aí.
Gasta-se muito, mas gasta-se mal. E, enquanto os que comandam a rede particular de ensino se preocupam em ter lucro e qualidade, pois só assim continuarão a ter alunos, os que comandam a rede pública se preocupam mais com a aparência e o assistencialismo, pois acham que isto "dá votos".
Por que não pensamos na rede pública de ensino como sendo a maior rede particular existente?
Por que não investimos em material didático de qualidade, como na rede particular, para tornarmos as nossas escolas públicas mais eficientes? Afinal, o material humano pouco difere, já que grande parte dos professores da rede particular também ministram aulas na rede pública.
Por que não olhamos para a rede particular de ensino e tiramos de lá o que há de bom?
Muitas perguntas ficam sem respostas quando se fala em educação, mas quem sabe um dia, teremos coragem e ousadia e olharemos para a educação pública com os mesmos olhos que se vê a educação particular, pelo menos no que se refere à qualidade.
Quem sabe um dia, teremos através da educação, o início da verdadeira democracia.
LRDantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário