terça-feira, 5 de junho de 2012

Até que ponto o sonho de se tornar “vice” pode cegar???

É lamentável quando ouço alguém ligado à educação dizer que “nunca tivemos um ensino com tanta qualidade no nosso município”, pois não se trata de um leigo fazendo tais afirmações.  Sei que – para alguns - quando se quer algo... “tudo é válido”.   Mas confundir instalações, melhorias físicas com “qualidade de ensino”, quanta cegueira política!

Alguém que se diz preocupada com o ensino de qualidade deveria ao menos saber que “ensino de qualidade” é outra coisa.   É comum se confundir ensino de qualidade com educação de qualidade, mas nesse caso a confusão foi pior.  

Lembrando que “ensino” e “educação” são  coisas diferentes, uma vez que no ensino se busca que o aluno adquira conhecimento em áreas específicas, como matemática, língua portuguesa, inglês, [...].  Na educação, além de ensinar tais conhecimentos, o objetivo é bem mais amplo, uma vez que a meta é integrar ensino e vida.    Podemos dizer que das variáveis que envolvem  o ensino de qualidade, a menos importante é a infraestrutura, uma vez que antes teríamos itens como: projeto pedagógico; docentes bem remunerados e motivados; e isso Araras ainda não tem!

Se você duvida, faça uma pesquisa com os pais de nossos alunos.  Pergunte a eles se concordam com tais afirmações... vocês teriam a coragem?

Por favor... sem exageros da próxima vez!