sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Massacre no Rio

     Não tentarei aqui explicar o que aconteceu, tão pouco irei procurar apontar culpados. Mas, como matemático, costumo ficar atento a dados numéricos, e pude perceber que dos mais de 20 massacres ocorridos no mundo, nos últimos anos, nos quais envolveram escolas, quase todos ocorreram entre os meses de Março e Maio, com a grande maioria sendo no mês de Abril (veja alguns dados no final deste texto). Minha primeira reação foi tentar entender o por que disso e algumas ideias surgiram, mas nada muito conclusivo. Já em relação à “barbárie” ocorrida, estudiosos, especialistas, analistas..., todos afirmam que os massacres em escolas envolvem pessoas que foram de certa forma “rejeitadas/humilhadas/mal tratadas”..., ou que não conseguiram “interagir” com o meio no qual viviam. A verdade é que o Mal não tem muita explicação, o certo é que “ele” existe!. Se o fato poderia ter sido evitado? Talvez sim! Mas, por mais que se tomem atitudes, se coloquem detetores de metais nas entradas,..., a verdade é que um fato ou outro, infelizmente, sempre acabará acontecendo. O que podemos, e devemos, é tentar minimizá-los!
     Em breve, ouviremos que escolas particulares estarão colocando esses detetores em suas instalações. Daqui uns 2 ou 3 massacres, o Estado também deverá seguir o mesmo caminho. Afinal, enquanto for filho de pobre morrendo... as coisas demorarão um pouco a acontecer. No momento, o que podemos fazer é ficarmos atentos, especialmente no período de início de ano.

Dados sobre massacres envolvendo estudantes:

 Denver, EUA No ataque mais famoso da história, em abril de 1999, dois alunos entram na escola de Columbine atirando. Um professor e 12 alunos morrem. Os dois cometem suicídio.

 Virgínia, EUA Em abril de 2007, um estudante sul-coreano entra na Universidade Virginia Tech e mata a tiros 32 pessoas, suicidando-se em seguida. Foi o pior massacre dos EUA.

 Minnesota, EUA Um garoto de 16 anos mata o avô e a parceira dele, vai à escola e tira a vida de um professor, um segurança, cinco alunos e sua própria, em março de 2005.

Winnenden, Alemanha Um jovem de 17 anos mata três professores e nove alunos com uma arma dos pais, em março de 1999. As leis de porte de arma tornam-se mais duras.

 Dunblane, Escócia Em março de 1996, um homem invade uma escola e, em três minutos, mata 16 crianças de 5 a 6 anos, além de uma professora. Ele se matou.

Erfurt, Alemanha Um aluno expulso mata 14 professores, dois estudantes e um policial, em abril de 2002. O jovem tirou a própria vida no episódio.

China/2010, 23 mar. 2010. Consternação na China, depois do massacre numa escola,. Um homem esfaqueou oito crianças e feriu outras cinco.

Curioso, não?
LRDantas