quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A moda agora é “terceirização”

Como a prefeitura diz “não dar conta da limpeza do entulho da cidade”, querem terceirizar esse serviço, que passaria a ser cobrado, logicamente!

Se olharmos por este prisma e formos terceirizar tudo o que a prefeitura não tem dado conta, terceirizaríamos a saúde, a educação, a (…). O que não seria tão ruim, pois, se uma empresa contratada fosse responsável pelo ensino, o que cobraríamos dela seria resultados; e, certamente, não se contrataria pessoas pela filiação partidária, pelo tamanho da igreja que a apoia ou pelo grau de amizade, já que o critério passaria a ser competência (não que nestes lugares não existam pessoas competentes, mas só nestes lugares?!).

Vejam bem: não sou totalmente contra as terceirizações, alguns Estados “terceirizaram” os seus presídios e são estes os poucos onde celular não entra, não há rebeliões, ou seja, preso fica preso! Mas tem um porém, eles não criaram nenhuma cobrança à parte por isso , pois já pagamos impostos demais.

Voltando à educação, infelizmente esta não é vista como investimento e sim como gasto. Para nossos governantes a educação tem que dar “lucro” e “se possível” resultados, o que é lamentável. Por que vocês acham que as prefeituras - assim como fez a de Araras – brigam para municipalizar o ensino? Alguém acredita que, se não viessem rios de dinheiro com a municipalização, alguma prefeitura iria querer mais essa responsabilidade, acredita?! A maioria dessas prefeituras não dava conta nem do que era de sua competência e, no entanto, quiseram “abraçar” mais isso, tudo pensando nas verbas.

É lógico que quando se fala em terceirizações alguns poderiam se perguntar do “por quê?”.

Vários estudiosos do assunto afirmam, categoricamente, que certos tipos de terceirização são a maneira mais fácil para a obtenção de “propinas”. O Ministério Público já conseguiu diversas liminares na justiça impedindo que alguns municípios fizessem isso.

Já a minha opinião sobre a terceirização da coleta de entulhos é bem simples: é um sinal claro de incompetência!

Recentemente Ronaldo “O Fenômeno” anunciou a sua aposentadoria, disse “não estar dando conta das dores do corpo”. Assim como jogador que “não dá conta” se aposenta, político que “não dá conta” poderia renunciar, afinal, não existe nem multa rescisória e com a bolinha que estão jogando... ninguém sentirá falta! Mas se forem continuar, o que acredito, façam ao menos um regime, vocês não têm hipotireoidismo, então enxuguem a máquina, as secretarias estão obesas e precisam perder alguns quilinhos. E outra coisa, “O Fenômeno” pelo menos nos deixou coisas boas na memória, já vocês, o que deixarão?

Ah, para os mais “velhos”, por favor, me escrevam para dizer se já viram a nossa cidade tão suja e mal cuidada como agora, já viram? Certamente quando faltarem seis meses para as próximas eleições, tudo ficará uma maravilha.

LRDantas

Dantas1503@yahoo.com.br

http://professor-dantas.blogspot.com/