terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Por que só investimos nos que precisam?

Eu sei que muitos não concordarão com o que irei escrever, mas lembro-os sempre que aquilo que escrevo nada mais é do que a minha opinião.
Vivemos em um país de terceiro mundo, que vive querendo ser o que não é, que acha que o que vem de fora é melhor, e que não entende que esse tipo de pensamento é o que irá nos manter nessa situação.
É legal ver na TV comerciais como os do Ronaldinho e do Hebert Vianna, mas acho que não é tentando passar a imagem de que somos diferentes "não desistimos nunca", que conseguiremos mudar a maneira como nos vemos. Estamos tentando sair de uma situação na qual nos sentimos inferiores, para uma situação na qual nos sentimos superiores, deveríamos tentar mostrar que somos "iguais". Afinal, não podemos correr o risco de nos tornarmos prepotentes como os americanos. Além do mais, existem inúmeros casos pelo mundo afora de pessoas que demonstraram tamanha força de vontade, ou seja, isso não é exclusividade do povo brasileiro.
Vamos acreditar que somos tão bons quanto qualquer outro, não superiores, e nem inferiores.
Vamos investir nos que merecem, não apenas nos que precisam. Afinal, creio que esse seja um dos nossos maiores defeitos. Por vivermos em um país com tantos problemas, onde tantas pessoas passam por dificuldades, passamos a olhar para um único lado, e isto não nos fará melhores. Temos que ter um olhar mais amplo, só assim este país será grande.
Peguemos como exemplo a Educação, quase todos os esforços, os investimentos, as mudanças, são voltados para os alunos problemas, permitam-me chamá-los de alunos ruins.
Gastamos um dinheiro absurdo com reforço e recuperação de alunos que, na maioria dos casos, não querem "nada com nada". Por que não olhamos para o outro lado, ou seja, para os alunos bons?
Por que não investimos em aulas extras, ou aulas avançadas, para alunos que "são interessados"?. Ou seja, por que não investimos também nos que merecem?
Não estou dizendo que deveríamos esquecer dos que precisam, só não acredito que apenas tornar "ruins", razoáveis, mudará este país. Deveríamos fazer esforços, investimentos, e mudanças, para que nossos alunos "médios" se tornassem "bons", e para que nossos alunos "bons" se tornassem "ótimos", pois só assim o país mudará.
Vamos investir também nos que merecem... são esses que farão o nosso Brasil melhor!

Texto que publiquei em 09/09/2004

Infelizmente... ainda não entenderam o recado... pois nada mudou!