Há algum tempo vinculava um comercial em uma rádio, no qual um jovem arrotava próximo a uma senhora que lhe dizia "educação zero" e, então, ele respondia "é, mais saúde 10, média 5, passei!". Usarei este comercial desagradável para ilustrar uma situação real que também não é nada agradável.
Hoje nas escolas estaduais e municipais o uso de uma prática lamentável está acabando com o ensino; é a já famosa situação "avaliação zero, trabalho 10, média 5... passou!". Quando um aluno faz uma avaliação ele já não se preocupa mais em saber o quanto tirou, a pergunta que se segue a uma avaliação geralmente é "o fessor vai dá um trabainho pra ajudá na nota?". Instituiu-se o ensino "pai-de-santo", só na base de "trabalho".
Dizem, os que nunca ministraram aulas, que se a maioria de uma turma vai mal o culpado é o professor. Será? Chegamos em um ponto em que o professor tem mais medo de registrar notas vermelhas do que os alunos têm de tirá-las.
Eu sei que a avaliação escrita é apenas um dos instrumentos a serem usados diante da verdadeira avaliação, que é global, mas a pressão que se faz sobre os professores para que os alunos passem, não se importando como, está fazendo com que estes usem de métodos de avaliação cada vez mais absurdos para que e consiga uma maioria de alunos com média.
Coisas do tipo: se o aluno estiver com o caderno em ordem, ou seja, copiar a matéria (o que nada mais é do que a sua obrigação), ele tem 10 de caderno. Se ele tem frequência e ficar quieto durante as aulas - não importa se desta forma ele não participe das aulas, o que importa é o silêncio - ele tem 10 de participação. Somando-se a estes os famosos "trabalhinhos", teremos o objetivo alcançado: "média 5, passou!".
Eu aprendi cedo na vida que só damos valor às coisas que batalhamos para conseguir. Por que um aluno iria se preocupar em estudar se ele sabe que irão fazer de tudo para que ele fique com média, por que ele daria valor aos estudos?
Alguns professores dirão: "a vida se encarregará deles". O problema e que a maioria desses alunos, não têm maturidade para saberem e perceberem o erro que estão cometendo. Cabe a nós fazermos algo.
No ensino médio os professores ainda têm o instrumento da retenção, mas eles se comportam como se estivessem no sistema de progressão continuada. Ocorre aqui um incrível paradoxo, os professores reclamam por não poderem mais reprovar o aluno no ensino fundamental, porém eles não usam este instrumento no ensino médio. Talvez seja o "bônus", que leva em consideração o número de alunos retidos, o responsável por tudo isso. Até parece que os professores têm medo de reprovar aluno, e isto é lamentável, pois os alunos já perceberam e não têm mais medo, afinal eles sabem que irão passar. A culpa é de quem?
LRDantas
Na verdade, eu vou falar uma coisa para voce meu caro. Eu acho que sei quem é que influenciou essa piora no ensino: Pink Floyd! Aquele album "The Wall". voce deve concordar. kkk
ResponderExcluirWe don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teacher! Leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall
Allin all you're just another brick in the wall
Teachers leave them kids alone
Hey! Teacher! Leave us kids alone!
All in all you're just another brick in the wall
kkkkk Hey! Teacher! Leave us kids alone! voce devia escreve um post com esse título