sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições e os perigos do efeito Tiririca

Temos assistido em nosso município os altos investimentos que  alguns candidatos  ao  cargo de vereador têm feito.        São propagandas  diárias  em jornais, panfletos  de  alta  qualidade gráfica (péssimo conteúdo), centenas de placas,...,  gastos  que  superam  aos  efetuados  por praticamente  todos  os  candidatos  ao  cargo  de prefeito, com exceção ao do candidato que tem a “máquina na mão”.



Certamente as prestações de contas destes candidatos serão publicadas aqui neste blog, pois estou curioso para vê-las.

Alguns destes candidatos arrecadaram muitas doações – as quais deverão constar na prestação de contas – e imagino quantas “sacolinhas”, “chapeuzinhos”, “bonezinhos”, não foram passados para a coleta desse dinheiro.


Inclusive, como diz um grande amigo meu, Paulo, “se com todo esse dinheiro e com essas facções, religiões,..., ajudando certos candidatos, se algum deles não conseguir ser eleito... vai ter que começar a pensar em trabalhar”, eu concordo!

Porém, não estou escrevendo para falar apenas sobre estes fatos, gostaria de lembra-los do “efeito Tiririca”, que em 2010, devido ao grande número de votos recebidos, acabou sendo responsável pela eleição de outros três candidatos e quase - por pouco menos de 1000 votos - não foi responsável pela eleição do petista José Genuíno, homem forte do PT, envolvido no mensalão. Já pensaram nisso? Infelizmente isso poderá ocorrer aqui em Araras, onde – graças aos investimentos comentados anteriormente – alguns candidatos poderão promover a eleição de candidatos inexpressivos, por isso CUIDADO NA HORA DE VOTAR, esses candidatos que fizeram altíssimos investimentos poderão fazer com que a frase “votei no “c” e elegi a, b, d” se torne uma realidade local.

Pra terminar, voltando ao mensalão, alguém percebeu como os candidatos de partidos envolvidos neste escândalo nacional evitam ao máximo o uso das siglas em suas campanhas?  Tem candidato que nem cita o partido em suas placas de divulgação, será vergonha???

Prof. Dantas

2 comentários:

  1. Boa Lembrança Dantas, Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, tudo bem? Acredito que se todas as pessoas assumissem uma posição crítica a respeito da nossa sociedade, bom o mundo seria completamente diferente, inclusive a própria política. Porém temos sempre que criticar (sim, com certeza!) tentando construir algo útil para nossa sociedade. Então eu tenho uma solução para essa questão de arrecadação para campanhas políticas... Creio que todos os candidatos teriam que ter uma chance igualitária para participar das eleições. Não acham que poderia existir uma lei onde fosse proibido fazer esses santinhos, cartazes, jingles que poluem nossas vias públicas e fazer com que os candidatos se esforçassem a fazer uma política limpa em todos os sentidos? Hoje temos redes sociais, blogs, vlogs e até o horário político gratuito na TV para divulgação, ora então porque não utilizar esses espaços com mais inteligência? Fazer uma campanha onde os candidatos fossem claros em relação a um projeto de mandato com um planejamento claro e inteligente? Defendo também que haja clareza na posição dos candidatos para saber em qual lado está. Nós temos nossa ideologia de vida, então acho que eles deveriam deixar isso claro dentro da campanha deles para o povo entender e apoiar de fato um candidato que realmente vai fazer aquilo em que ele acredita, ou seja, sair de cima do muro e defender uma posição clara sem falsidades. Aí, talvez, começamos a falar de uma política mesmo de fato. Outra coisa que gostaria de citar é sobre os partidos. Acredito que alguém se filia a um está compartilhando de ideologias... Não podemos generalizar e dizer que por conta de um grupo corrupto todos são. Devemos cobrar então desses políticos posições criticas sobre tais fatos e que eles tomem providencias a respeito disso... Acredito que as pessoas tenham que olhar quais são os ideais daquele ou do outro partido e a partir daí fazer uma análise justa sobre os partidos e definir se é aquilo que ele deseja ou não para a sociedade... E aí, analisar através das ações políticas dos nossos queridos governantes se há coerência com aquilo que está proposto e suas ações. Assim, todos cobrariam por aquilo e a coisa iria para frente... O que me irrita é a apatia das pessoas achando que eleições é brincadeira e nada muda. A coisa é série e principalmente nós professores somos responsáveis a plantar uma semente em nossos alunos para que eles possam pensar bem sobre essas coisas e criar a sua própria consciência critica sobre o mundo.

    ResponderExcluir