quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Serviço Público em Araras... falta competência!

Esses locais, bem conhecidos no nosso município, ficam sem nenhum carro estacionado, pois os "frutos" dessa árvore - "Jambolão" - mancham a pintura... e ninguém faz nada! 
 Será que algum dia irão substituir essa "droga" de árvore, que só destrói calçadas e faz sujeira (já que sua sombra não dá para aproveitar), será que irão?
Se ao menos limpassem... mas nem isso! 


 E esse ótimo trabalho, feito próximo ao lago, mereceu o registro... 
não tem "cambagem" que aguente os 8 cm do degrau feito ali...
alguém deve estar ganhando comissão das oficinas!
 Será que é tão difícil cobrir isso aí? Não precisa colocar a mãe do responsável
pelo "buraco" , até porque ela não tem culpa de ter gerado alguém tão "lerdo"
e que certamente deve ser um "comissionado" ou "apadrianhado" 
(ou passou como servente e virou "Diretor","Coordenador"... de alguma repartição),
mas pelo menos cubram com alguma coisa!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Escola Pública, Escola Gratuita?



   Um dos erros cometidos quando se fala em escola pública é achar que se trata de ensino gratuito.     As pessoas se esquecem de que tudo o que é consumido já tem embutido no seu preço algo que, na média, corresponde a 40% de impostos.    E ainda temos que pagar o imposto de renda, então, como dizer que alguma coisa fornecida pelos governos é gratuita?
   Estou tocando nesse assunto só para lembrar que as escolas públicas são pagas e muito bem pagas, então, nós também temos o direito de exigir dela a mesma qualidade que encontramos nas escolas particulares.
Você que é pai e que tem o seu filho matriculado na rede pública de ensino deveria se preocupar quando ele fica uma semana sem aulas, ou mesmo um dia, pois é direito seu exigir qualidade de ensino.
   Algumas escolar públicas “criam” atividades do nada – o que não ocorre nas particulares – e, na maioria das vezes, são só coisas para “inglês ver”, não ajudando em nada no rendimento dos alunos.    Estas atividades muitas vezes são registradas como “aulas normais”, como se os alunos estivessem tendo conteúdos em sala de aula, e aí eu pergunto: se você pagasse quatrocentos reais para que seu filho estudasse, o que você faria se descobrisse que ele ficou uma enormidade de horas fora da sala de aula, ensaiando, treinando, jogando, […] ?        Lembre-se, o mesmo direito que você teria de reclamar se o seu filho estudasse numa escola particular você tem com ele estudando na escola pública... então, faça o seu papel, reclame!
   Só para não parecer que sou contra certas atividades que ocorrem nas escolas, gostaria de lembrá-los que muitas atividades existentes durante o ano letivo possuem a participação de escolas particulares, porém, lá os alunos não perdem uma aula se quer para participarem desses eventos, o que não ocorre nas escolas do município.    E o que mais me irrita é saber que já procurei diversas pessoas (Diretores, Secretários,...), sempre pedindo para que fizessem um calendário letivo junto com a Secretaria de Esportes, pois não é possível tantos “campeonatos” em período de aulas e depois, quando chegam as férias de Julho e Janeiro, não fazem nada.  Deixem as crianças, nos meses em que elas devem estudar, estudando!   E nos meses em que elas estiverem de férias (e olha que são praticamente três meses no ano), que ocupem o tempo ocioso delas com campeonatos!   É tão difícil fazer isso???
   O meu pedido, como professor, é: vamos parar de fazer da Educação palanque para as eleições, parem de atrapalhar o desenvolvimento das aulas, parem de ocupar nossos alunos com  atividades que só produzem fotos e pouco conhecimento, resumindo... deixem-nos ensinar!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Comparativo entre a remuneração de um professor e um deputado


E nós achamos graça de tudo... né?! 
Por quê alguém "afastado" da sala de aula deveria ganhar mais "pontos" do que o professor em sala de aula? 
É o que acontece na Prefeitura! O stress fica pra gente e os pontos vão pra eles!

Ah, não fiquem animados... o salário de professor que aparece no quadro diz respeito ao salário pago pela  Universidade Federal do Mato Grosso... você não achou que era de algum professor da Prefeitura de Araras, achou?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projeto "Mais Sem Educação", quero dizer: "Mais Educação"


Reparem a quantidade de alunos que participam (penúltima coluna).
E todos os alunos da escola em questão recebem o repasse, pois todos estão matriculados no projeto... como se todos participassem!




       Notem que o valor pago aparece como “valor referente à alimentação e transporte”... para trabalhar com 4 alunos ==== 60 reais...   quer dizer que o que eu ganho – como professor do ensino regular -  é só transporte ou será só para a alimentação???


Muito marketing, muito dinheiro, muitos cargos, muitos "agrados", muitos "erros"... deveria ser bem melhor, poderia ser bem melhor, mas a preocupação é "quantidade" e não "qualidade"... quantidade de pessoas empregadas, sem concurso,..., e que poderão retribuir nas próximas eleições!


Como sempre a educação fica em segundo plano (ou terceiro, quarto,...), o que importa é a reeleição... não somos trouxas!

     

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ganhou, mas não levou!


      Numa eleição para o cargo de Vice-Diretor tivemos 20 votos para “branco” e 4 votos para a segunda colocada.   E não é que se trata de uma escola “racista”, mas o fato é que... o branco ganhou!
     E seguindo nessa linha do “ganhou, mas não levou!”, a coordenadora eleita não poderá assumir, pois disseram que ela teria “dois cargos”, porém, quando indagados sobre outra pessoa que estava na mesma situação dela e que “eles” deixaram assumir, disseram que “o caso dessa outra pessoa era diferente, pois ela havia se afastado de um deles, mas que agora isso não poderia ser feito”.   Pelo visto tudo passa a ser “diferente” quando lhes é conveniente, afinal, enquanto todos que se efetivaram estão tendo que cumprir horas  o maridão da pessoa cujo caso dela “era diferente”, esse terá férias de 30 dias.  O negócio nessa administração é “bater latas”, pois se você “bater boca”... tem que cumprir horas!
     E aquela da secretaria que teve que voltar para a sala de aula, primeiro se afastou, depois tirou licença e agora "está descontando horas"... e em Janeiro... férias!   O que posso dizer aos demais é: cadastrem passe escolar, vocês são "mortais"... mas não se esqueçam de tudo pelo que estão passando, ano que vem teremos eleições!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo?

Digam-me: onde está o novo?
Incêndio destrói favela?
Catástrofe “natural” deixa milhares de desabrigados?
Escola de samba tem grande parte de seu material destruído?
Mais uma CPI termina em Pizza?
Chuvas alagam cidades do Sul e Sudeste?
“Cai” mais um ministro do Governo após denúncias publicadas por revistas?
Polícia Federal prende mais de 50 em operação contra quadrilha que fraudava o INSS?
Vazamento do ENEM?
Bandido solto graças ao "insulto de Natal", desculpem, indulto de Natal, comete crime duas horas após chegar às ruas?
Vereadores aprovam, na última sessão do ano, aumento de quase 100% para os seus próprios salários?
Deputados aprovam “pacotão de maldades” no último dia de votação no Congresso?
Ministros conseguem aumento que corresponde ao triplo da inflação no período?
Cadê o novo?
Fim de ano é assim:
Jogadores de futebol fazem seus “jogos beneficentes”, aqueles em que toda a mídia é convidada e os jogadores aparecem vestindo o uniforme da Nike... “beneficente”?
                    
Algum time de vôlei organiza uma visita ao hospital que trata crianças com câncer,                                      mais um ato beneficente  com toda a mídia presente e onde todos usam uniforme da Olympikus... solidariedade ou marketing?

Nessas horas eu me lembro do Ayrton Senna, que fazia caridade sem divulgação, que bancou a construção de Alas inteiras em Hospitais, que pagou cirurgias para diversas pessoas e que cuja única coisa que pedia em “troca” era para que não divulgassem que era ele quem estava pagando... isso é caridade!
Que em 2012 o espírito de Ayrton ressurja entre nós, 
que  o ano seja realmente novo e que as pessoas façam o bem por fazer, 
sem interesses... sem hipocrisia!
Feliz 2012
Que sejamos capazes de surpreender e fazer o que ninguém espera, fazer o que todos acreditam ser impossível - assim como Ayrton que provou que em Donington Park havia sim lugares de ultrapassagem - que provemos a todos que podemos sim ser melhores e mais humanos... pois há sempre pontos que podemos ultrapassar!  

domingo, 25 de dezembro de 2011

População reclamando

Praça próxima ao Hospital da Unimed





Certamente no próximo ano - ano de eleições - essa praça não estará assim.
Até lá... a gente vai levando!

Observação: Não sei quem foi o "autor" das placas, mas parabéns pela iniciativa!

Aqui tem "Prefeitura Trabalhando"!

.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Para quem não tinha visto... "A RESPOSTA DO PEDRINHO" (atentem aos "detalhes")


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em respeito aos amigos que me acompanham quero esclarecer matéria publicada hoje 26/11 no jornal Tribuna do Povo, na coluna “Observatório” sob o título “Animus laedendi?”
Ao contrário do que se afirmou, jamais procurei, liguei ou ofereci suporte jurídico a senhora Marli Prado no episódio que tomamos conhecimento pela impresa, relativo a APEOESP. Ela é que me procurou! Tampouco “coloquei a disposição os meus sócios do escritório de advocacia”, como se refere a nota. Não desejo entrar no mérito da questão que envolve a APEOESP ou seus dirigentes, entendendo que cabe às normas de apuração, correção e/ou punição fazê-lo, caso tenham ocorrido os desvios de verbas dentro da sub-sede Araras da APEOESP.
É importante, porém, esclarecer a nota em questão, afinal, da maneira como escreveu o jornal, ficou parecendo que eu pretendia me colocar no assunto, como se interessado nas suas consequências políticas desfavoráveis para o alcaide e seu partido, coisa que DEFNITIVAMENTE NÃO QUERO.
A senhora Marli Prado me procurou há duas semanas dizendo-se interessada em “tirar dúvidas jurídicas sobre outro processo em que está envolvida”. Por sinal, um processo crime que nada tem a ver com esse que se tornou público (ligado ao sindicato dos professores estaduais). Eu simplesmente respondi aos seus questionamentos em tese e, sabendo inclusive que já havia um colega advogado fazendo a sua defesa no processo crime (repito, nada a ver com o assunto APEOESP), cuidei de lhe pedir que conversasse com o seu patrono e obtivesse dele os esclarecimentos necessários, dizendo-o, ainda, excelente profissional do direito.
Fiquei surpreso, pois, ao ler no jornal o que li. Afinal, realmente, se a informação publicada pela Tribuna adveio da professora Marli, fica claro para mim que esta estaria se valendo de um ardil para quem sabe pressionar o prefeito e seus companheiros de partido, direcionando para o campo político o que é única e exclusivamente uma questão de ordem pessoal, na qual, em momento algum me envolvi ou pretendo me envolver.
Deixo claro, pois, que não me interessa esse assunto dentro do debate político, e que não é do meu feitio esse expediente “baixo e rasteiro”. Aliás, isso é assunto para o PT, partido ao qual pertence a Professora em questão. Vou apenas acompanhar o caso como todos os cidadãos de Araras. Simples assim…
Saibam, meus amigos, que reconheço oportunistas de ocasião e não permitirei que me usem em suas disputas internas do partido. O nosso agir é outro e quem nos conhece sabe da nossa postura. Finalizando, aviso aos arautos da ética e defensores da moral alheia: “quem fala demais dá bom dia a cavalo”.
Pedrinho Eliseu

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ascensão e queda – parte 1


            Não deve ser fácil ser o candidato à vice numa hora e depois não ter o seu nome nem se quer sendo comentado dentre os possíveis ocupantes para essa mesma posição.  Pior, não ser o preferido nem mesmo para ocupar a cadeira que ocupa e só ficar nela porque outra pessoa (que foi convidada), não quis ocupar o seu lugar.  Mas aí eu pergunto: Mereceu?  A minha resposta eu deixo aqui... sim, mereceu!   Embora não tenha votado nele, não sou do tipo “quanto pior, melhor” e quis acreditar que um bom trabalho poderia ser feito, pois outros professores acreditavam que “alguém da nossa classe olharia por nós”... ledo engano!
            O que temos assistido nos últimos anos é a ausência de um projeto de política educacional e a implantação de um projeto de “arrecadação de verbas”. Talvez nunca se tenha buscado – e conseguido – tanto dinheiro para ser gasto na Educação, pena que o aumento do investimento não tenha sido acompanhado de um aumento nos índices educacionais.
            Se gasta, muitas vezes, “só” para satisfazer “amigos”.  Quanto custou aquela prova do PAE (Pacto Ararense pela Educação), e cujo resultado até hoje ninguém viu. Só para informar àqueles que não sabem, essa prova foi feita com questões elaboradas pelos professores da nossa rede municipal e o “responsável” pela elaboração das provas – aquele que ganhou muito só para formatar as questões – não teve competência se quer para corrigir os erros apresentados e até hoje não divulgou os resultados.   Alguém pode me dizer quanto nos custou esse “ótimo” serviço prestado ao município?
            E o que dizer do Projeto “Mais Educação”, que poderia mesmo se chamar “Mais Sem Educação”, “Mais Contratação”, Mais Captação”, “Mais Enganação”, “Mais possíveis votos para a minha próxima eleição”, “Mais...” .   Nada contra os profissionais que trabalham nele, sou contra a desorganização, a pouca seriedade, o uso apenas político, a implantação por implantação, os pagamentos irregulares, as mentiras criadas entorno dele, [...], as falcatruas!  O Mais Educação foi criado com um objetivo bem claro “a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. e sua implantação não poderia ter sido feita tendo em vista o dinheiro a ser recebido ou os cargos a serem criados.  O projeto só será bom se for bem administrado, e isso não está acontecendo!
            Mas e nós professores, com nossas frustrações, anseios, sonhos, necessidades, [...], quando chegará a nossa vez?   E a educação, será que o Prefeito - ou mesmo o Secretário- matricularia seu filho nessa escola que eles estão “criando”?    Essa escola que mais parece um clube, onde o aluno faz de tudo, menos trabalhos, tarefas, estudos,..., o que importa é ficar bem nas fotos e empregar um monte de gente.  Parem, por favor, parem com essa descaracterização da escola.    Escola é escola, clube é outra coisa! 

[...] continua

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Carta Aberta"


Tire suas conclusões, mas não deixe de participar da pesquisa.  Leia a próxima postagem (logo abaixo) e  participe da enquete que está no canto superior esquerdo da página desse blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Participe da pesquisa


Leia o texto abaixo e responda à pergunta: você acha que a autora da carta “incentivo à leitura” quis fazer uma   “denúncia",  uma “chantagem” ou propor um "acordo" que fosse bom para ambas as partes envolvidas?
                                                   
                                                         
Vote aqui do lado esquerdo

sábado, 3 de dezembro de 2011

Parabéns e Agradecimentos

Primeiramente gostaria de dar os parabéns ao Wagão, eleito pela segunda vez como o mais votado nas eleições da ARAPREV (380 votos)... parabéns!    E gostaria também de agradecer aos votos que tive... mesmo "perdendo", fui o segundo mais votado (331 votos), obrigado!  Sei que muitos não puderam votar, pois foi no dia da aplicação do SARESP e o local escolhido para a votação não possibilitava um rápido estacionamento, por isso fiquei surpreso com o resultado... valeu mesmo!!!

dantas1503@yahoo.com.br
http://professor-dantas.blogspot.com

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Trânsito, “Ocupações” e mau exemplo



Virou moda - como forma de investimento - várias pessoas comprarem casas e as dividirem “ao meio”, são as casas geminadas.  Não haveria problema nesse procedimento se cada um não fizesse a garagem ocupando toda a medida correspondente à frente do terreno, pois já tem lugares onde você não consegue mais estacionar na rua, tudo é garagem!
Como não existe uma lei proibindo essas divisões, deveria – ao menos – ser criada uma lei proibindo a ocupação de toda a medida da frente do terreno como garagem.

No centro da cidade – onde achar um lugar para estacionar é quase impossível – diversos comerciantes rebaixaram toda a calçada para a criação de “estacionamento próprio”, mas e o cidadão comum, como fica?
Próximo ao Itaú - no ritmo que estão indo - logo não será mais possível estacionar, pois escolas, lojas,..., estão ocupando todo o espaço com esses estacionamentos.   Como se não bastasse isso, ainda há os proprietários que pintam - por conta própria - as guias de amarelo.  Tem loja, próxima ao centro, que a proprietária pintou toda a guia e ainda usa cones para dificultar o estacionamento  dos “não clientes”, cadê a fiscalização?    E o advogado, próximo ao lago, que fez o mesmo em frente ao seu escritório, será que ele não conhece leis?   E a Auto Escola que fica na Av. do Café, colocaram uma placa dizendo algo do tipo "parada rápida", como assim?  Compraram a Avenida?

A verdade é uma só, o trânsito em nossa cidade já está caótico e se a fiscalização não agir não sei onde iremos parar (essa afirmação tem duplo sentido).   Infelizmente, para nossas autoridades, a melhoria do trânsito só se dá através das multas, mas acho que assim só se arrecada mais dinheiro. Não que esse seja desnecessário, afinal, temos que pagar os “comissionados” (cujo número o prefeito quer aumentar!).    Porém, muitas vezes, basta que se cumpram as leis para que as coisas melhorem.   O que não se pode permitir é – como ocorre na Av. Padre Alarico – que os donos de estacionamentos, comerciantes,..., passem a ocupar toda a frente de seus estabelecimentos.    

Políticos, por favor, se preocupem menos em dar nomes a ruas e cobrem nossas autoridades; proponham alguma lei ou – se essas já existirem – exijam que as cumpram!
Outra prática muito comum – que deveria ser revista – é a colocação de forma aleatória de lixeiras em frente às residências, pois muitos moradores colocam essas lixeiras nas calçadas de tal forma que fica impossível a abertura da porta do carro ao estacionar (e nem sempre dá para ir 30 cm para frente ou para trás), e não nos esqueçamos de que a calçada é pública, apesar de que o exemplo dado pelo nosso Prefeito, que plantou mini árvores em toda a extensão da calçada que fica em frente à sua residência, não ajuda muito no entendimento - pelo cidadão comum - desse fato.   Não é, prefeito?!   A lei é uma só, e existe para todos!

dantas1503@yahoo.com.br
http://professor-dantas.blogspot.com

sábado, 22 de outubro de 2011

O real significado da sigla: ONGs


O que realmente significa ONGs: Olhem Nossa Grana Sumindo!

Eu desafio os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização do nosso dinheiro a fazerem uma “varredura” em todas as ONGs que recebem dinheiro público... se não encontrarem “desvios de verbas” em pelo menos 90% delas eu faço algo pior do que o suicídio... eu viro torcedor do Palmeiras!

As ONGs se tornaram um ótimo meio de se “meter a mão” no nosso dinheiro... ONGs sérias conseguem dinheiro na iniciativa privada, mas aquelas que só “se alimentam” com verbas públicas certamente fazem mau uso do dinheiro!

LRDantas
dantas1503@yahoo.com.br